Você sabia que foi lançado novo tipo de DIU de progesterona?⁣

Os SIU (sistemas intrauterinos – denominação correta dos DIUs hormonais) são compostos de plástico contendo um subtipo de progesterona que é liberado dentro do útero de forma contínua. ⁣

Os únicos comercializados no Brasil são o Mirena® e o Kyleena®, da Bayer. Esse último é lançamento e tem como principal benefício a menor quantidade de hormônio e o menor tamanho, de modo que apresenta menos efeitos colaterais e pode ser inserido em úteros menores.

Entretanto, ele tem como única função a contracepção e não é indicado para tratamento de patologias. Aqui vão algumas informações: ⁣

Preço: 800-1000 reais⁣

Duração: 5 anos ⁣

Taxa de falha: 0,2 | Perfuração: 1,3/1000⁣

Mecanismo de ação: atrofia endometrial (útero se torna um ambiente hostil para fecundação) e alterações no muco cervical para impedir a entrada de espermatozoides. ⁣

Corta a menstruação? A maioria das usuárias ficam sem menstruar ou têm alguns escapes.⁣

Benefícios: Alta eficácia. Tratamento de cólicas e fluxo menstruais intensos, miomas e endometriose (Mirena®).⁣

Efeitos colaterais: Dor de cabeça, acne, sangramento de escape, vulvovaginite (Kyleena® apresenta menos efeitos). NÃO causa infecção intrauterina. ⁣

Contraindicações: Câncer de mama e de endométrio atuais, miomas que distorcem a cavidade uterina, gravidez, infecção pós parto e doença inflamatória pélvica.⁣

Pós-parto: ideal após 6 semanas (pode ser colocado imediatamente após até 48h). ⁣

O SIU é um ótimo método. A absorção sistêmica do hormônio é pequena, de modo que poucas mulheres percebem os efeitos colaterais prolongadamente. Com o lançamento do Kyleena®, teremos ainda menos mulheres apresentando efeitos adversos! Infelizmente, o preço ainda é um fator limitante. Entretanto, alguns revendedores têm boas condições que podem viabilizar seu uso, pensando no valor gasto com outro método a longo prazo, o investimento é válido.

Fonte: Bayer, Manual de Contracepção da FEBRASGO⁣ e @dramariamariana