A Síndrome do Ovário Policístico está associada a diabetes tipo 2, infertilidade, doenças cardiovasculares, obesidade, apneia do sono (dificuldade da respiração no sono), gordura não alcoólica no fígado e depressão. O diagnóstico precoce e tratamento podem ajudar a reduzir esses riscos significativamente.

Não está exatamente claro o que causa a SOP. Genética, comportamento, estilo de vida e ambiente podem influenciar. Ela é caracterizada por uma alta produção de hormônio masculino (como testosterona) pelos ovários.

Os sintomas são: obesidade, aumento de pêlos no rosto, seios e abdome, acne, atrasos na menstruação, resistência à insulina e dificuldade para engravidar. O diagnóstico é feito através de exame clínico, dosagens hormonais e ultrassonografia.

 

Tratamentos

A Síndrome do Ovário Policístico é uma doença comum, de diagnóstico simples e que, quando não tratada, pode ter grande impacto na saúde a curto e longo prazo.

O tratamento é feito com anticoncepcionais orais, metformina, dieta, atividade física, indutores da ovulação e antidiabetogênicos orais, a depender do caso.

 Uma dieta equilibrada, exercícios físicos e os níveis glicêmicos, de colesterol e pressão arterial adequados podem ajudar na prevenção da SOP. O acompanhamento ginecológico e a realização dos exames periodicamente são fundamentais.

 

👉 Quer entender melhor? Chame-nos no whatsapp!⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍Clínica Femina⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Rua Vergueiro, 2045 – cj. 703 e 907
Vila Mariana – São Paulo – SP⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(11) 5082-3039
(11) 98131-4757⠀⠀⠀⠀⠀