O mastologia pode te ajudar em diversas fases da vida

A mastologia é a especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas. Engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas e que atingem não só mulheres, mas também os homens.

Entre as mulheres jovens, as doenças mais frequentes que costumam ocorrer são as de caráter benigno e que se manifestam principalmente no final da adolescência e começo da vida adulta, quando o corpo começa a produzir mais hormônios. É o caso de doenças como os fibroadenomas (nódulos) e as assimetrias (quando os seios têm tamanhos diferentes).

Durante o período de gravidez e amamentação, as queixas mais comuns dizem respeito a infecções, como a mastite. Depois dos 40 anos, a patologia que predomina no atendimento de mastologia é a prevenção do câncer de mama. É uma doença que atinge principalmente as mulheres, embora possa acontecer também entre homens. Um em cada cem pacientes de câncer de mama é homem.

Entre os homens, a doença mais prevalente atendida pelo mastologista é a ginecomastia, que é o crescimento das glândulas mamárias. O desenvolvimento das mamas pode ocorrer, de forma fisiológica e transitória em três fases da vida: em recém-nascidos, na adolescência durante a puberdade, e na senilidade.

Portanto, homens e mulheres, jovens e mais maduras, em determinados momentos podem precisar do mastologista sim, mesmo se não tiver diagnóstico de câncer de mama.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *